Por volta do ano de 1992, nasceu no coração do Pr. David Klawa da Primeira Igreja Batista da Lapa, a visão de estabelecer uma congregação na região de Parque São Domingos . Assim no início de 1995 o irmão Paulo de Faria Filho foi indicado para iniciar este projeto.
Em 27 de maio de 1995 estava sendo inaugurada a Primeira Igreja Batista da Lapa em Jardim Santo Elias, no galpão alugado na Av. Elísio Cordeiro de Siqueira nº 900, uma área de 300 m2, repleta de participantes. Sua primeira reunião após a inauguração contava com 17 participantes, sendo que treze deles compunham a equipe de trabalho. Deus abençoou, a congregação cresceu e no começo de 1997 esta já contava com mais de 200 membros.

Em 19 de outubro de 1997 a igreja foi emancipada, tornando-se uma igreja autônoma, entretanto mantendo o vínculo espiritual com sua origem. Nesta mesma data o irmão Paulo foi consagrado ao ministério pastoral da nova igreja, que passou a chamar-se Igreja Batista Menorah.

A igreja possui visão missionária e portanto em 01 de abril de 2000 foi inaugurada a Igreja Batista Menorah Jaraguá sob liderança do irmão Esmael Rodrigues de Souza a qual foi emancipada em 05 de abril de 2003, assumindo a identidade de Igreja Batista Ministerial da Família, oportunidade em que Esmael foi consagrado ao ministério pastoral.

Já em 04 de abril de 2001 inaugurada a Base Missionária no sertão de Alagoas na cidade de Delmiro Gouveia, sendo assentado ali o casal missionário Etevaldo Pelá e Ivani Carneiro Pelá e sua filhinha Victória. Em 14 de novembro do mesmo ano foi enviada à base a missionária Nadyr Neves e posteriormente encaminhada para o município vizinho chamado Olho D'Água do Casado. Em 31 de agosto 2003 também foi reconhecido o irmão Natal Lopes como missionário, para atuar no Vale do Jequitinhonha, MG.

Em 31 de agosto de 2003, o irmão Wagner dos Santos Souza foi ungido Auxiliar Ministerial e após adaptação e exame teológico, consagrado ao Ministério Pastoral em 20 de dezembro de 2003, para atuar como pastor auxiliar devido à expansão da igreja.

Depois de entendermos com mais precisão a vontade de Deus para os salvos na igreja local: "Pregar o Evangelho, mas também Fazer Discípulos em todas as nações", iniciamos o processo de transição para Igreja em Células, denominado DiscipuLar - Menorah em Células (clique aqui para saber mais). Nosso modelo tem como base o MDA, Modelo do Discipulado Apostólico, compilado pelo Pr. Abe Huber da Igreja da Paz em Santarém, PA. Portanto nosso modelo é um misto do MDA com a contextualização de nossa realidade local.
Começamos a transição para a Igreja em Células com uma célula na casa do pastor titular em 29 de março de 2004. Em 25 de julho de 2004 fizemos a primeira multiplicação para 7 células e em 26 de fevereiro de 2005, a segunda, para 30 células. Já em 01 de setembro de 2005 tivemos a multiplicação para 45 células. Atualmente. Assim pretendemos integrar toda a igreja nas células incluindo novos convertidos e proporcionando assim um discipulado um a um eficiente. Queremos ser uma igreja de Discípulos de Cristo e Discipuladores comprometidos em atender a Grande Comissão como Jesus ordenou.
Cremos que Deus registrará muito de sua atuação através da história desta igreja, por isso temos procurado avançar para o alvo proposto por Ele e deixar as coisas que ficaram para trás, buscando corrigir imperfeições e aperfeiçoar o desenvolvimento coletivo da igreja. Para Glória de Deus e Expansão de Seu Reino, queremos, e em nome de Jesus, conseguiremos:

GANHAR MULTIDÕES E CUIDAR BEM DELAS!